Spitz Alemão

Curiosidade
Existem 5 variações da raça em relação ao tamanho, o menor,
Spitz Alemão anão, é também conhecido como Lulu da Pomerânia.

Temperamento
O Spitz Alemão é sempre alerta, esperto e excepcionalmente devotado a seu amo. De fácil condução é fácil de treinar. Sua desconfiança para com estranhos e a ausência do interesse para a caça o tornam ideal como cão vigia, para o lar e fazenda.
Não é tímido sequer agressivo. Seus mais importantes atributos são a resistência à mudanças climáticas, a robustez e a longevidade.

Pelagem
Dupla. Longa reta, eriçada com subpêlos curtos retos e algodoados. Nas faces, orelhas, face anterior dos membros e nas patas, o pêlo é curto e fechado; no restante do corpo é longo e opulento. No pescoço e nos ombros onde o pêlo arma-se bem rígido e perpendicular ao corpo ficando bem arejado. Não é ondulado, cacheado ou agrupado em tufos. Não se reparte na linha de dorso, mas se estende, bem arejado, em todos os sentidos, atingindo seu comprimento máximo na linha inferior do pescoço e da cauda. A face posterior dos membros é guarnecida de fartas franjas descendo e diminuindo gradativamente de comprimento. Nos anteriores a franja se estende do cotovelo ao metacarpo; nos posteriores o culote desce somente até o jarrete. A cauda é frondosamente emplumada.

Aspecto Geral
O que seduz nos Spitz é a sua beleza de suas pelagens mantidas eretas pela abundância do subpêlo. Particularmente impressionante é a exuberante juba em torno do pescoço e a frondosa cauda emplumada portada, de maneira soberba, deitada sobre o dorso. A cabeça de raposa de olhos aguçados e inteligentes e as orelhas pequenas, pontudas e de inserção conferem ao spitz alemão aquele ar característico impertinente.

Introdução
O spitz alemão remonta da idade da pedra, a origem vem doTurfspitz (canis familiaris palustris) são as mais antigas raças de cães da Europa Central. Muitas outras raças foram reproduzidas a partir delas. Nos países de língua não germânicas os wolfspitz são conhecidos como keeshonds e o Spitz anão como Pomerânia.

REDES SOCIAIS: